terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sala de Leitura do C.E.M. Amanda Farias Almeida

Inauguração da Sala de Leitura Professora 
LILIA GOMES MESQUITA MARINS
, às 10h30min de quinta-feira, 14 de novembro de 2013.

Momento da inauguração oficial. Foto: Juliana Tostes.
Biografia da Professora Lilia

LILIA GOMES MESQUITA MARINS nasceu em 16 de agosto de 1962, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro. Filha de Luiz de Abreu Mesquita e Thereza Gomes. Veio para Banquete ainda criança. Após a morte de sua mãe, mesmo sem muita experiência, acabou assumindo o papel de mãe dos seus três irmãos: Marcos, Márcio e Evandro, que junto ao seu pai seguiram em frente. Apesar das adversidades e dificuldades, com muita determinação, deu sequência aos seus estudos. 

Formou-se professora aos 18 anos de idade e em 1983, começou a lecionar em uma Escola na localidade de Boa Sorte, em Bom Jardim/Barra Alegre/Santo Antônio. Na época, não havia transporte. Ela caminhava aproximadamente uma hora e meia, mas nada a impedia, muito menos desanimava. Dormia na casa da merendeira e só retornava para casa, para o seio de sua família, nos finais de semana ou a cada 15 dias.

No ano de 1987, passou a lecionar na Escola Municipal Júlio Salusse, no Rosário/Banquete.

Em 1989, com a criação da Escola Municipal Aldeia da Criança Alegre, em Banquete, assumiu o cargo de Diretora, até 2009.

Quando em 2010, com a construção do atual Centro de Educação Municipal Amanda Farias Almeida, passou a ser também Diretora até maio de 2013. A escola abrangeu nesta época os alunos da Aldeia, Júlio Salusse, Pedra Branca, Retiro, Fazenda Velha e Dr. Péricles.

Hoje é formada em Geografia e Pedagogia. Parabéns a essa mulher guerreira, cujo exemplo muito nos honra, nos faz repensar quando desanimamos e nos dá mais força para vencer os obstáculos.

Foto: Juliana Tostes.
Foto: Juliana Tostes.
Foto: Juliana Tostes.

0 comentários:

Postar um comentário