terça-feira, 3 de março de 2015

SME participou do II Seminário Estadual do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim - SME-BJ participou do "II Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)" realizado na cidade do Rio de Janeiro nos dias 25 a 27 de fevereiro.

O Seminário, que aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica, faz parte do processo de formação continuada dos professores das redes municipais de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Neste ano o evento teve como tema a "Formação Continuada de Professores: Interdisciplinaridade no Contexto das Políticas Públicas da Alfabetização Infantil", com duração de 24 horas divididas em três dias, conforme documento orientador do MEC.

Com participação  da equipe PNAIC UFRJ (Coordenação,  Supervisores, Formadores) e profissionais dos sistemas públicos de ensino (Coordenadores Locais, Orientadores de Estudos e Professores Alfabetizadores) da escola pública que participam do PNAIC/RJ, além de autoridades, totalizando 1000 participantes por dia, o II Seminário Estadual do Pacto foi dividido em conferências na parte da manhã  e mesas redondas à tarde. O Seminário privilegiou o debate sobre políticas públicas de formação continuada para professores alfabetizadores: o Regime de Colaboração entre Entes Federados; avaliação no contexto da alfabetização infantil; alfabetização e letramento; as Linguagens da Matemática; Interdisciplinaridade e Currículo, Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Comum Nacional; Formação Continuada de Professores: integrando saberes no PNAIC.

A SME-BJ participou do Seminário nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Representantes da SME-BJ tendo ao fundo a apresentação
cultural do grupo "Cidade Negra".
No dia 26 a programação do evento contou com a apresentação cultural do grupo musical "Cidade Negra" (às 9h),  e a seguir teve início a Conferência com Maria Luiza Alessio-UFPE, que discorreu sobre "Constituição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Entre 12h e 14h acontecia, em todos os dias do evento, uma apresentação/exposição de banners e, concomitantemente, às 13h, um lançamento de livros. A partir das 14h foram montadas  3 mesas redondas, das quais a SME-BJ se fez representar em duas delas.

As professoras Fabiana e Ellen participaram da Mesa 4 - "Linguagens da Matemática", coordenada por Elizabeth Ogliari e tendo como palestrantes Lilian Nasser - UFRJ; Antonio José Lopes - CEM-SP; e Eliane Gazire - UFMG/PUC-MG.

As professoras Márcia e Micheline participaram da  Mesa 5 - "Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Comum Nacional", coordenada por Luciene Cerdas e tendo como palestrantes Nilda Alves - UERJ; Inês Barbosa - UERJ; e Aricélia do Nascimento - MEC/SEF-COEDI/DF.

Representantes da SME na conferência "Políticas Públicas
de Formação".
No dia 27 a apresentação cultural das 9h ficou por conta da "Orquestra da Maré" e a conferencista  da manhã foi Maria de Lourdes Tura-UERJ, que falou sobre "Políticas Públicas de Formação". À tarde aconteceram outras três mesas redondas, das quais a SME-BJ participou de duas.

Micheline e Márcia participaram da Mesa Redonda 6, que abordou a temática "Formação continuada de professores", sob a coordenação de Miriam Kaiuca. As palestrantes foram Alexandra Garcia - UERJ/FFP; Ana Maria Monteiro - UFRJ; e Ludmila Thomé - UFRJ.

Representantes da SME-BJ tendo ao fundo a apresentação
cultural "Orquestra da Maré".
Ellen e Fabiana participaram da Mesa Redonda 7, que tratou da temática "Interdisciplinaridade e Currículo", coordenada por André Bocchetti. Proferiram as palestras Alice Casimiro Lopes - UERJ; Marcia Serra - UFRJ; Carlos Ferraço - UFES; e Maria Luiza Susseking - UNIRIO.

Veja mais fotografias da participação da SME-BJ no II Seminário Estadual do PNAIC na página do Facebook da SME-BJ-RJ clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário