terça-feira, 31 de março de 2015

Continuam os trabalhos para criação do Plano Municipal de Educação

Os trabalhos para elaboração do Plano Municipal de Educação - PME, que norteará as ações dos municípios no que concerne à Educação pelos próximos 10 anos, tiveram início em agosto de 2014, após a aprovação do Plano Nacional de Educação.

No dia 11 de março de 2015, com participação de representantes de vários municípios da região (veja aqui), aconteceu em Bom Jardim um dos foruns de trabalho sobre o PME. As reuniões acontecem mensalmente, cada uma em um município da região, com apoio de equipe do MEC/SASE/UNDIME-RJ,

Na semana seguinte,  em nova reunião, essa realizada apenas pela equipe de Bom Jardim, foram criados cinco grupos de trabalho. Estes concentrarão esforços em temas específicos e depois apresentarão os resultados para os demais profissionais engajados nos trabalhos. Dessa forma, todos estarão informados e poderão opinar sobre as várias temáticas ligadas ao PME.

Às 14h dessa quarta-feira, 1º de abril, acontecerá nova reunião específica de Bom Jardim, com apresentação de alguns dos temas trabalhados.


Antecedentes 

- Em 24 de junho de 2014 foi publicada a Lei nº 13.005, que aprovou o Plano Nacional de Educação. No  seu artº. 8º, a Lei estabelece o prazo de 1 ano para elaboração/adequação dos planos estaduais, municipais e distrital, fazendo-se necessária a formalização da Comissão Técnica mediante ato do governo municipal.

- Em 01/08/2014, em Nova Friburgo, aconteceu a primeira reunião regional sobre o Plano Nacional e o Plano Municipal de Educação.

- A partir dali foram realizados, conforme cronograma criado, vários Fóruns para que se chegue à realização da Conferência Municipal, que culminará com a criação do Plano Municipal de Educação de Bom Jardim.


- Em 25/11/2014 aconteceu uma reunião com o objetivo de instituir a Comissão Técnica para elaboração do Plano Municipal de Educação do Município de Bom Jardim/RJ.  (Veja aqui)

0 comentários:

Postar um comentário