terça-feira, 27 de agosto de 2013

"Chega Mais Leitura" em Bom Jardim


Uma van adesivada com o slogan "Chega Mais Leitura”, tem circulado pelos municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro. Começou em Duas Barras e Monnerat, depois passou por Sumidouro, Cordeiro e Cantagalo. Quando suas portas se abrem, muitos livros, contadores de história, palhaços, oficinas de arte e literárias, distribuição de camisetas, brindes, exemplares de livros e muito afeto.

"Chega mais Leitura” é um programa do governo do estado do Rio de Janeiro que tem por objetivo disseminar a leitura nos 14 municípios da região. Teve início no dia 18 de julho e assim seguirá por toda a região até dezembro, quando encerrará suas atividades em Nova Friburgo.

O formato é o mesmo. Nas quintas-feiras se dá a abertura oficial do programa em local fechado, com a presença de autoridades locais e estaduais, quando é proferida uma palestra com o tema "O afeto e o olhar na educação e a arte de contar histórias”, com o escritor Álvaro Ottoni, tendo como público professores, diretores de escolas, estudantes e interessados na arte milenar da contação de história. Nas sextas-feiras e sábados, hora e vez da criançada na praça.

Assim descreveu o jornal "A Voz da Serra" :
O primeiro a desembarcar da van é o livro, muitos livros, carregando suas histórias, seus personagens, a poesia, o suspense, a aventura, o romance, o encantamento, a viagem pela imaginação. A criançada é convidada a folhear, ler um pouco, trocar livros. O escritor Álvaro Ottoni começa a provocar a criançada aos poucos com perguntas sobre os livros, inventado também trava-línguas, adivinhas e assim as crianças vão recebendo camisas com a logomarca do "Chega Mais Leitura”, canetas, livros e brindes. Naturalmente a criançada vai se dirigindo para as oficinas, com Angela Macedo no desenho e pintura, Patrick Nogueira nos malabares e atividades circenses, Jefferson Cunha na de brinquedos populares, as atrizes Cacá Ottoni e Elisa Ottoni na de teatro e monitoria, e Léo Abelha apresenta histórias de quadrinhos e balangandãs. 
A segunda parte do evento é com um show. Álvaro Ottoni, Patrick Nogueira com a Cia. Viva e os palhaços Abelito e Sucata contam e cantam histórias, tanto de livros de Ottoni, que compõem o espetáculo "Trelelê-Tralalá”, como, por exemplo, o sempre aplaudido "O Peixe que não sabia nadar”.

As atividades são gratuitas, os municípios — que apoiam — também não têm qualquer despesa com o programa, pois é inteiramente patrocinado pelo governo do estado com o objetivo de disseminar a leitura em toda a região, podendo o programa inclusive se expandir para outras localidades no ano que vem. 
O programa "Chega Mais Leitura” tem a coordenação do escritor Álvaro Ottoni e conta com o apoio das prefeituras dos 14 municípios da Região Serrana.

0 comentários:

Postar um comentário