terça-feira, 18 de agosto de 2015

Reunião do PNAIC: o uso positivo da rotina e as relações sociais na classe

A reunião foi voltada para professores que atuam nas turmas de 1° ao 3° anos e foi realizada em dois horários (manhã e tarde), de forma a propiciar a presença de todos os professores (30 no horário da manhã e 14 à tarde).

Reunião da tarde, com Ana Paula Figueira e  Ingrid Kraemer.
Realizadas no auditório Marino Pinto (Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello), as reuniões  aconteceram na terça-feira, 18 de agosto, e tiveram como princípio norteador "As relações em sala de aula". Tendo esse norte, foram enfocados os temas "Como fazer da rotina uma aliada" e "As relações em sala de aula".

Ellen de Castro e Fabiana Fernandes - Orientadoras de Estudos do PNAIC e Márcia Mululo - Coordenadora do PNAIC, abordaram a temática da rotina, destacando a previsão, passo a passo, das tarefas a serem realizadas dentro e fota da classe para ajudar a obter os resultados esperados. As seguintes práticas, que costumam ser eficazes na criação de uma rotina positiva e que colaboram para melhorar o desempenho da turma, foram debatidas:

- Crie um jeito próprio de se organizar (caderno, bloco, agenda, computador,...);
- Planeje com antecedência, reservando um dia para rever o roteiro das atividades;
- Reserve período para estudo, a fim de manter-se atualizado;
- Organize previamente o espaço a ser utilizado (a sala de aula ou qualquer lugar onde será aplicada a atividade);
- Compartilhar o planejamento com os alunos para evitar a euforia da surpresa e a postura passiva de aguardar o próximo comando;
- Definir as tarefas e estratégias, antecipando o que será feito durante sua aplicação;
- Prever atividades extras;
- Antecipar para os alunos a aula seguinte;
- Trocar ideias na escola;
- Pensar grande, usando mecanismos de registro que colaborem para ter uma visão de conjunto no planejamento da rotina diária.

O outro tema tratado (o desenvolvimento de habilidades sociais) visa a redução da intolerância e a criação de habilidades para resolver conflitos em sala de aula. Apresentado por Ana Paula Figueira e Ingrid Kraemer (da equipe de psicopedagogia), os objetivos dessa temática são:
- melhorar a convivência no ambiente escolar;
- formar alunos capazes de conviver socialmente de forma qualitativa, conscientes de seus atos;
- habilitar os educandos a resolverem problemas de forma assertiva e não violenta.

Veja mais fotos do evento em nossa página do Facebook. Clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário