terça-feira, 13 de maio de 2014

Reunião do prefeito com gestores das escolas é noticiado no site da PMBJ

O site oficial da prefeitura também divulgou a reunião realizada na Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello com gestores de escolas da Rede Municipal de Ensino. Clique no link a seguir para ver no site ou leia, na íntegra, o texto copiado abaixo.


Prefeito Paulo Barros se reúne com diretores e equipe de Educação

Investimentos e ações realizadas são temas discutidos durante encontro


Por Ana Amelia Erthal

Visando dividir com os gestores o desejo e responsabilidade de se desenvolver um processo educativo de qualidade na rede municipal de ensino de Bom Jardim, o prefeito, Paulo Barros, juntamente à secretária de Educação, Micheline de Almeida, e ao secretário de Governo, Hudson Monnerat, se reuniram com todos os gestores das escolas municipais e equipe da secretaria de Educação (SME). O encontro foi realizado por iniciativa do prefeito e ocorreu na Casa da Cultura, às 8h, no dia 6 de maio.

O prefeito Paulo Barros aproveitou a oportunidade para dizer que a administração pública quer um ensino de qualidade, além de ressaltar que confia no trabalho dos profissionais envolvidos no processo educativo municipal, destacando a importância da aproximação das famílias dos alunos para que todos sejam envolvidos, assim como do investimento nas ações voltadas para o incentivo ao hábito da leitura, como a aquisição e distribuição de livros de literatura e dinamização das salas de leitura da rede.

Dentre os vários assuntos abordados durante a reunião, destaca-se o resultado positivo obtido pela rede municipal no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro 2013 (SAERJ), programa desenvolvido pela secretaria de estado de Educação cuja finalidade é monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhoria da qualidade da educação.

Na ocasião, foi esclarecido que os resultados de avaliações em larga escala, como o SAERJ, apresentam informações importantes para o planejamento de medidas em todos os níveis do sistema de ensino e funcionam como subsídio para ações destinadas a garantir o direito do estudante a uma educação de qualidade e, dessa maneira, o prefeito e a secretária de Educação, além de parabenizarem a todos pelo trabalho realizado nas escolas, ressaltaram a importância de sua continuidade e utilização da análise dos resultados na busca de metas mais avançadas.

O prefeito também discorreu sobre aspectos administrativos que merecem maior celeridade para que as ações da SME e unidades escolares sejam realizadas, mencionando, também algumas realizações relacionadas à infraestrutura (desapropriações para fins de ampliação de área, reformas e ampliações de escolas, construção de creche) cujo andamento encontra-se em fase de licitação ou planejamento.

A seriedade com que foi realizado o concurso público para provimento de cargos do magistério municipal também foi mencionada, como elemento a partir do qual todos devem se sentir responsáveis pelo bom desempenho dos profissionais admitidos de forma a se garantir a qualidade que se almeja, e, a parceria com a Universidade Cândido Mendes também foi citada como uma oportunidade de realização de ações que vão desde a capacitação de profissionais da própria rede municipal de ensino ao acesso ao ensino universitário propriamente dito.

A reunião, que também contou com a presença dos secretários de Obras e Infraestrutura, Marcos Frederico dos Santos, e de Gabinete, Amanda Pereira, evidenciou a atenção, seriedade e comprometimento com que a administração pública municipal vem tratando os assuntos relacionados à Educação.

0 comentários:

Postar um comentário