terça-feira, 6 de maio de 2014

Gestores das escolas se reúnem com o prefeito

Por iniciativa do prefeito, foi realizada uma reunião com gestores de escolas da Rede Municipal de Ensino e equipe da Secretaria de Educação. A reunião aconteceu na Casa da Cultura.

Foto: Juliana Tostes.
 Na manhã de terça-feira (5 de maio de 2014) o prefeito Paulo Vieira de Barros, gestores de escolas municipais e equipe da Secretaria Municipal de Educação - SME estiveram reunidos no Auditório Marino Pinto (Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello). O objetivo da reunião foi a preocupação da administração municipal  com a qualidade do ensino.

Dentre os vários temas ligados ao assunto, destacam-se:
Foto: Juliana Tostes.
- O resultado positivo obtido por escolas da rede municipal no SAERJ - Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Instituído pela Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, o programa tem como finalidade monitorar o padrão de qualidade do ensino e colaborar com a melhora da qualidade da educação. Os resultados de avaliações em larga escala como o SAERJ apresentam informações importantes para o planejamento de medidas em todos os níveis do sistema de ensino e funcionam como subsídio para ações destinadas a garantir o direito do estudante a uma educação de qualidade.
          O prefeito parabenizou o trabalho realizado nas escolas, ressaltando a importância de sua continuidade.
Foto: Juliana Tostes.
- O prefeito discorreu sobre aspectos administrativos que têm possibilitado a agilização de tarefas da SME, em prol da qualidade da educação municipal. Obras estruturais (reformas e ampliações de escolas; desapropriação do Colégio Délio Mululo-CDM) estão em fase de licitação e deverão ser implementadas a partir de junho;

- Necessidade no reajuste no IPTU e ISS a fim de tornar possível ao menos investimento mínimo de recursos para um aumento na qualidade da educação. Acerca desse tema, o prefeito lembrou da necessidade de que orçamento e melhorias devam caminhar juntos, inclusive para que seja viabilizado o Plano de Carreira do Magistério e o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais.

- Foi destacada a idoneidade do concurso público realizado e do trabalho de acompanhamento pedagógico realizado por equipe da SME junto aos professores recém empossados;

- O governo municipal tem priorizado as áreas de Saúde e Educação, nas quais estão sendo investidos mais de 50% dos recursos municipais;

- O prefeito propôs um reunião semestral com os gestores das escolas municipais e solicitou que haja investimento destas em atividades que envolvam o desenvolvimento do hábito da leitura.

0 comentários:

Postar um comentário